terça-feira, 18 de agosto de 2009

Curso de Formação Inicial 2009
para noviças e professas simples da Federação Bética
de Mosteiros da Ordem da Imaculada Conceição
Foi no passado dia 14 de Julho que começou o curso de formação inicial em Mairena del Aljarafe (Sevilha), no qual participaram quatro irmãs da Comunidade de Campo Maior da Ordem da Imaculada Conceição (OIC).
O curso esteve dividido por temas sendo que na primeira semana se abordou o tema do carisma da OIC. Este tema foi exposto pelo Padre Assistente da Federação Bética, frei Joaquin Dominguéz Serna OFM.
Seguidamente a irmã Concha Calleja, da Congregação das irmãs Carmelitas de Vedruna, debruçou-se sobre temas relacionados com psicologia nomeadamente o que diz respeito às relações fraternas. Este tema revelou-se de grande utilidade prática pela maneira como em pequenos grupos se pode partilhar experiências.
Na terceira semana tratou-se um documento que é uma instrução da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica intitulado “ Serviço da Autoridade e Obediência”. Frei Manuel Buiza OFM deu algumas chaves de leitura para a melhor compreensão do documento e de como viver a obediência. Também durante esta terceira semana contamos com a presença da nossa irmã Concepcionista, sor Helena Tejero oic, que a partir da Regra e Constituições da Ordem da Imaculada Conceição, e da sua experiência, nos ajudou a compreender a vida de penitência.
Vindo directamente de Roma, para a quarta semana, Francisco Arellano trouxe uma visão da cristologia franciscana. Para conseguir isto partiu de São Francisco de Assis e percorreu alguns teólogos franciscanos nomeadamente Juan Duns Escoto grande defensor da Imaculada Conceição da Virgem Maria.
As três junioras (sor Maria Inês da Cruz oic, sor Maria Imaculada oic e sor Inês Maria da Santíssima Trindade oic) e a noviça (sor Maria Helena de Jesus oic) regressaram a casa (a 8 de Agosto) com as suas malas ainda mais cheias pois nelas traziam todas as experiências e ensinamentos que puderam viver neste curso federal. Momentos fortes como os vividos nas vigílias de oração que ocorriam ao sábado à noite, as eucaristias onde se podia “palpar” a grande diversidade de culturas existentes entre as monjas deste curso: africana, asiática, europeia e latino-americana. Também se mostraram importantes os momentos de convívio, os recreios, as horas livres, os domingos - que eram mais livres por não haver aulas -, etc...
Agradecemos desde aqui a todos os que tornaram possível a realização deste curso de formação inicial, bem hajam!

Sem comentários: