quarta-feira, 10 de junho de 2009

67º aniversário da fundação
do Mosteiro Concepcionista de Campo Maior
A 10 de Junho de 1942, pelas 18 horas da tarde chegaram a Campo Maior, vindas de Villafranca del Bierzo - Léon (Espanha) as primeiras monjas Concepcionistas para fundarem um Mosteiro da Ordem da Imaculada em Portugal. Anteriormente chegaram a ser 6 mosteiros desta mesma ordem em Portugal.
À sua chegada repicaram os sinos, e meia hora depois começava a trezena a Santo António.
À entrada das madres para a Igreja, formavam alas um grupo de raparigas da Acção Católica, que cantando o Hino da Beata Beatriz da Silva, lhe lançavam flores. Queriam tornar-lhes aprazível este exílio voluntário, e suavizar-lhes um pouco as agruras da fundação. Mas a cruz do Senhor pesa sempre a seu tempo. Durante a trezena de Santo António estiveram na Igreja e uma vez terminada foram receber as felicitações das pessoas presentes.
Acompanhadas dos dois Párocos da vila de Campo Maior, o Sr. P. Luciano Cutileiro e o Sr. P. Dr. Gabriel da Costa Gomes, e ainda de um grupo de senhoras e raparigas novas, que lhe tinham preparado as camas e as refeições para os primeiros dias, foram visitar as ruínas do Mosteiro. Neste momento é que começou a entrar um pouco de desânimo no coração das monjas, pois à medida que avançavam, encontravam a cada passo ruínas e mais ruínas, que eram povoadas apenas por animais diurnos e nocturnos, habitantes habituais de casas desabitadas e em ruína como o Mosteiro se encontrava, à 100 aproximadamente sem ser habitado.

Sem comentários: