sexta-feira, 15 de maio de 2009

“A graça das origens”
VIII CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DA ORDEM FRANCISCANA

No passado sábado 9 de Maio, a família franciscana em todos seus diversos ramos, de Extremadura, Andalucía e Canarias, bem como muitos amigos, como é o caso da Ordem da Imaculada Conceição - por isso fomos cinco monjas de Campo Maior -, celebraram na Catedral de Sevilha o VIII Centenário da fundação da Ordem Franciscana.
A Eucaristia, que se iniciou às 12h, foi presidida pelo franciscano e cardeal de Sevilha, Sua Eminência frei D. Carlos Amigo Vallejo ofm, com a participação de umas 2500 pessoas.
Posteriormente, no Santuário franciscano do Loreto, em Espartinas (Sevilha), teve lugar um ágape fraterno, seguido de um festival franciscano, em que duas das nossas irmãs (sor Inês da Cruz e a postulante Helena Cachaço) cantaram um fado. O dia foi concluído com um momento de oração sob a protecção e olhar da Virgem do Loreto, padroeira de Aljarafe.
Da nossa comunidade monástica, participaram nesta solene acção de graças pelos 800 anos do carisma Franciscano, sor Maria Manuel, sor Inês da Cruz, sor Maria Imaculada, sor Inês da Santíssima Trindade e a postulante Helena Cachaço.
Não podíamos deixar de fazer festa pela inspiração que o Espírito Santo depositou no coração de São Francisco de Assis, pois ao longo dos mais de 500 anos da nossa Ordem (Ordem da Imaculada Conceição), os seus filhos sempre nos acompanharam e ampararam com tanta ternura e dedicação. É grande a dívida de gratidão que temos para com a Ordem Franciscana, por isso não podíamos deixar de estar presentes e fazer festa com eles e por eles.

Sem comentários: