quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Publicada nova Biografia
de Santa Beatriz da Silva
No 1º fim de semana de Setembro, durante as festas de Santa Beatriz, em Campo Maior, foi posto à venda um ensaio sobre a vida e obra da Santa Campomaiorense.
A obra da autoria de José Félix Duque, com 385 páginas, tem por título Dona Beatriz da Silva, Vida e Obra de uma mulher forte”, foi publicada pelas Edições Labyrinthus.
O autor, baseando-se nas fontes biográficas primitivas e em documentos até agora desconhecidos, põe à disposição do leitor um ensaio inovador sobre a fundadora da Ordem monástica da Imaculada Conceição, sendo a mais completa biografia de Santa Beatriz da Silva, única mulher nascida em Portugal, até ao momento, a ser canonizada (em 1976).
É de destacar neste ensaio a documentação e argumentação, que deita por terra a descarada e desonesta manipulação de fontes usada por Jerónimo de Mascarenhas (século XVII, 211 anos depois do nascimento da Santa, 1648), numa obra nunca publicada nem divulgada: “Historia de la ciudad de Ceuta”, estranhamente arrancada ao completo esquecimento e publicada em inícios do século XX (1918, 270 anos depois de escrita e 481 depois do nascimento da Santa), em pleno processo de Beatificação que dá a Santa como nascida em Ceuta, depois de mais de 4 séculos de tradição e documentação que a dão inequivocamente nascida na vila alentejana de Campo Maior.
A obra pode ser adquirida, em várias livrarias, pedindo directamente à editora, no Mosteiro de Santa Beatriz da Silva de Viseu e no Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior.

Sem comentários: